[Por que meu site é tão feio?]

Tem sempre alguém perguntando o motivo do meu site ser tão feio, isso já rendeu boas risadas e geralmente serve de gancho para boas conversas. Mas, como já fui perguntado sobre isso várias vezes, é bom deixar uma resposta registrada para quem não tem tanta intimidade (ou falta de vergonha) para me perguntar isso.

A beleza está nos olhos de quem vê

O primeiro motivo é o mais óbvio de todos é que pessoas tem gostos diferentes e para mim meu site é bonito. Tem um tema próprio, original, com uma cara proposital de terminal, isso não é por acidente, faz parte da minha história.

Por exemplo, a cor de fundo padrão do site é preta, quando você passa o cursor sobre um link o fundo do link muda para branco, a ideia é imitar o efeito de vídeo-reverso dos menus de programas criados para o terminal monocromático.

Quando iniciei na micro-informática, meu computador usava a TV como monitor e claro, tinha linhas brancas sobre fundo preto, depois quando consegui meu primeiro monitor de verdade, ele era uma maravilha, conseguia fazer 256 tons de cinza, não verde, eu tive a sorte de conseguir um monitor de fósforo branco.

Então existe um componente histórico forte no meu site que para algumas pessoas é árido como um deserto, mas me remete a uma época em que computadores eram caixas misteriosas repletas de surpresas.

Acessibilidade

Considero a acessibilidade importante, tenho amigos que usam leitores de tela e alguns não se dão bem com a forma que os sites são feitos hoje.

Uma das coisas que considero ruins é como os menus são repletos de itens visuais e muitas opções, então mantenho apenas um menu na parte superior com o mínimo de opções e mais aluns links na parte inferior dos artigos, do resto é tudo conteúdo.

Isso faz com que pessoas acostumadas com uma navegação mais elaborada estranhem a forma do site.

É esse o motivo de eu abolir a paginação, por exemplo, considero melhor ler o site continuamente que paginar, sem contar que com um conteúdo tão pequeno paginação é irrelevante de qualquer maneira.

Ainda existe muita coisa para ser feita em termos de acessibilidade, eu vou implementando elas gradualmente com a ajuda de amigos e conforme descubro os problemas.

Acessibilidade tem outro fator que o geralmente desconsiderado que é com relação às possibilidades de conexão e o equipamento usado, tratarei disso mais abaixo.

Foco no conteúdo

Eu não quero que o leitor seja distraído por nada, nenhum elemento da tela pode se destacar mais que o conteúdo. E mesmo o conteúdo deve ser direto ao ponto.

Os elementos de tela, navegação, etc. devem ser previsíveis, se você ver uma página já viu todas em termos de navegação.

Portabilidade

As paginas são feitas para poderem ser salvas, então recursos normalmente deixados em arquivos separados como imagens e CSS são todos inseridos direto no HTML.

Sem rastreadores

Não tem relação com a beleza, mas eu não gosto de rastreadores e não quero impor eles para o site, eu não vendo propaganda e não vejo motivo para facilitar a vida de quem vende. Nada pior do que entrar em um site para ler alguma coisa técnica e ele ter mais propaganda que um macação de Fórmula 1.

Sem JavaScript

Simplesmente não tem um bom motivo para incluir JavaScript no meu site, e se o JavaScript for necessário por algum motivo, como carregar um webassembly, por exemplo, eu prefiro que ele seja específico da página que precisa dele.

Além disso, existem equipamentos mais antigos que podem não se dar tão bem com JavaScript e eu não quero que esse seja um fator limitador.

Tamanho e tempo de download

Prefiro que meu site carregue o mais rápido possível do que ser bonito. O download deve ser medido em milissegundos e deve ser em kilobytes não em megabytes.

Não tem cabimento, sites como CNN, por exemplo, que a primeira pagina tem mais de 5 MB, imagina só, é como se só para ver uma única pagina eu tivesse que baixar o Microsoft Word 6.0 ou baixar o DOOM duas vezes!

O site tem que estar acessível e funcionar bem, carregando rápido mesmo que seu equipamento seja um celular velho sob uma conexão ruim.

Conclusão

Espero ter esclarecido alguns dos motivos e incentivado meus amigos a ter uma visão mais crítica com o tempo de carga, acessibilidade, recursos usados, etc.

E claro, se você encontrar alguma coisa que ache que deva melhorar, me dê um alô, ainda mais que você sabe o que considero bonito.

Cesar Gimenes