[O manual do UNIX]

Em 3 de Novembro de 1971 era lançada a primeira versão do Unix Programmer’s Manual ou man pages como é mais comumente conhecido.

E você pode baixar em PDF ou PostScript na pagina de Dennis Ritchie na Bell Labs que a Nokia mantem por motivos históricos.

É interessante como os comandos do UNIX não mudaram tanto assim, mesmo depois de tantos anos. Se você é usuário de Linux ou BSD com certeza vai reconhecer a maioria deles. E também é fantástico como uma ideia tão simples é tão incrivelmente util.

Paginador

O comando man usa um paginador para exibir as mangas, geralmente o more ou o less, você pode substituir o paginador padrão do seu sistema mudando a variável de ambiente PAGER como no exemplo.

export PAGER="less"

Colocando cores nas manpages

Em muitos sistemas modernos o comando less é o paginador, então podemos fazer com que ele exiba cores para e destaque títulos, palavras, parâmetros, listas, etc deixando o texto bem mais legível.

Para colocar cores nas manpages primeiro certifique-se que esta usando o comando less como paginador. Então adicione as seguintes variáveis.

export LESS_TERMCAP_mb=$'\e[1;32m'
export LESS_TERMCAP_md=$'\e[1;32m'
export LESS_TERMCAP_me=$'\e[0m'
export LESS_TERMCAP_se=$'\e[0m'
export LESS_TERMCAP_so=$'\e[01;33m'
export LESS_TERMCAP_ue=$'\e[0m'
export LESS_TERMCAP_us=$'\e[1;4;31m'

Agora experimente abrir alguma manpage, vários elementos do texto devem estar coloridos, agora é só brincar com os códigos ANSI e personalizar suas cores.

Listando os arquivos

Vários programas adicionam manpages como o Python por exemplo, para listar os arquivos de uma olhada no comando man -w.

man -w

O man vai exibir o path onde ele esta procurando as manpages.

Exportando manpages para html

Alem do man outro utilitário muito util é o mandoc que você pode usar para exportar manpages para outros formatos como por exemplo html.

mandoc -Thtml -Ostyle=style.css > foo.1.html

História do mandoc

O mandoc surgiu pela primeira vez no OpenBSD 4.8 lançado em Novembro de 2010, ou seja é bastante recente em se tratando de utilitários UNIX.

Cesar Gimenes