[Torne seu Linux mais inseguro e ligeiramente mais rápido]

Primeiro, é claro que não me responsabilize pelo que você fizer no seu sistema, lembre de que a responsabilidade é toda sua.

Existem várias estrategias de processamento que apesar de gerarem um ganho substancial de desempenho acabaram por incluir falhas de segurança, o que fiz foi pegar duas maquinas do meu cluster e configurar o kernel do Linux para não desativar esses recursos.

No meu caso que uso Debian eu editei o arquivo /etc/default/grub adicionando mitigations=off no final da variável GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT.

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet mitigations=off"

Então atualizei o grupo usando o comando update-grub e reiniciei o sistema.

update-grub

Aparentemente o ganho de desempenho foi substancial, mas preciso fazer testes mais longos. O resultado pode variar consideravelmente dependendo do processador que você estiver usando e dos processos sendo executados. 

No meu caso as maquinas são principalmente usadas para rodar VMs (qemu) e são processadores Intel i5 de oitava e nona geração. Se meus processadores tivessem hyper threading eu deveria ter resultados ainda melhores e se estivesse usando AMD os resultados provavelmente seriam bem piores.

O problema da segurança

Nem preciso dizer que desativar os patches de segurança não é uma coisa boa se você não souber exatamente o que esta fazendo. No meu caso essas maquinas não são usadas diretamente por ninguém, nem estão expostas à internet, são servidores que ficam protegidos e rodam processos bem específicos.

Essa alteração não é recomendada, especialmente se for uma máquina de usuário.

Meça o desempenho

Outro ponto importante é que engenharia sem números é só opinião, antes de fazer a alteração meça o desempenho do seu sistema principalmente load average e compare com os números depois da alteração. Então decida se o ganho vale a pena.

> $ uptime
 17:38:44 up  1:48,  1 user,  load average: 0.55, 0.59, 0.62

mitigations=off é um “meta-parâmetro” que, na verdade, desabilita vários parâmetros do kernel, e novos parâmetros podem ser adicionados em novas versões do kernel então é necessário ficar atento para saber se você não está expondo seu sistema a uma nova falha de segurança.

Cesar Gimenes