[GPS do celular na Raspberry Pi]

Eu preciso que a Raspberry Pi que levo na mochila tenha acesso a coordenadas GPS, mas os GPS USB e outros modelos disponíveis para a Raspberry são muito ruins e caros.

A solução é usar o GPS do celular e compartilhar os dados com o resto do equipamento, isso tem várias vantagens, o GPS do celular é ótimo, geralmente ele já encontrou alguns satélites e, além disso, já tenho ele no celular evitando que eu tenha que fazer mais uma compra.

Do lado do celular é necessário algum aplicativo que faça brodcast das coordenadas GPS, exemplos são o GPS2IP par a iOS e GPSd Client para Android.

Configure o app para enviar os dados para a Raspberry e não esqueça de configurar o celular para ele não dormir.  Essas configurações vão variar dependendo do aplicativo escolhido, mas geralmente são fáceis de implementar.

Raspberry Pi

Instale o gpsd:

apt install gpsd

Se quiser fazer um teste manual, pare o serviço gpsd e gpsd.socket e inicie o servidor do gpsd manualmetne.

systemctl stop gpsd
systemctl stop gpsd.socket

gpsd -N udp://raspberryIP:porta # mesmo ip e porta app

Você pode testar se a Raspberry esta recebendo as coordenadas com o comando cgps.

Configurações permanentes

Para tornar as configurações mais permanentes edite o arquivo /etc/defaults/gpsd e altere o parâmetro DEVICES como no exemplo abaixo.

DEVICES="udp://raspberryIP:porta"

Agota basta reiniciar a máquina ou então apenas iniciar os serviços novamente.

systemctl start gpsd
systemctl start gpsd.socket

Vídeos com explicação

Conclusão

Compartilhar as coordenadas GPS do celular com o “servidor da mochila” foi mais simples do que eu esperava, certamente foi mais divertido e barato que comprar um GPS só para a Raspberry.

Um detalhe importante é que a mesma coisa pode ser foita tanto com outros recursos do celular como, por exemplo, compartilhar conexão 4g. E claro, não precisa ser com uma Raspberry Pi, qualquer máquina vai conseguir consumir os recursos.

Outro detalhe que detalhe é ficar de olho no consumo de bateria do celular porque com GPS ligado o tempo todo certamente o consumo vai subir.

Cesar Gimenes