Não dou manutenção nesse código a mais de uma década, estou deixando disponível aqui apenas para deixar a historia registrada e não recomendo o uso do código.
A ideia é simples, um módulo para o apache que inclui um handler para arquivos de marcação no formato t2t, fonte do txt2tags.
Funciona assim, quando o apache recebe uma requisição de um arquivo com a extensão .t2t ele chama o txt2tags como via uma pequena função em Python que se encarrega de converter tudo para HTML e o resultado é enviado para o cliente.
Usei bastante para escrever documentação de forma automática antes de existir github e esse maravilhoso ecossistema que temos hoje com documentação, testes e tudo mais.
Apesar da utilidade o código nunca passou da faze experimental, logo eu precisei me envolver com outras coisas e não dei mais atenção para ele que continuou funcionando silenciosamente no meu servidor por um bom tempo.
O código fonte esta disponível em https://github.com/crgimenes/mod_t2t
As dependências do código também não são nada recentes.
Primeiro você deve ter as ferramentas necessárias para compilar módulos para o Apache. no Debian e outras distribuições compatíveis com o apt-get geralmente basta executar o seguinte comando
apt-get install apache-dev
Para compilar basta digitar make e para instalar use make install.
make
make install
Copie o txt2tags para txt2tags.py e coloque junto com mod_t2t.py no diretório de módulos do Python.
Depois do make install você deve configurar o httpd.conf no diretório de configurações do Apache veja o exemplo:
LoadModule t2t_module /usr/lib/apache/1.3/mod_t2t.so
AddModule mod_t2t.c
# Para converter qualquer arquivo .t2t
<Files ~ ".*\.t2t">
SetHandler t2t
</Files>
# Para converter qualquer arquivo dentro do diretorio /arquivos
#<Location /arquivos>
# SetHandler t2t
#</Location>
txt2tags é um gerador de documentos com uma linguagem de marcação minima, se e foi criado pelo Aurelio Jargas (o Verde), você não conhece vale a pena dar uma olhada:
Divirta-se!