Instalando ffmpeg no Intel Edison

A forma mais simples de instalar o ffmpeg no Edison.

Os tutoriais que encontrei para instalar o ffmpeg no Edison envolvem adicionar repositórios e instalar usando opkg update e install. Isso é ruim porque muitas vezes esses repositórios estão desatualizados e a instalação muitas vezes quebra com outras coisas que estão funcionando. Mas tem uma forma muito mais simples de instalar qualquer coisa no Edison, é só explorar o fato do processador ser um 80x86 puro sangue, então é só encontrar a versão compilada estaticamente para i386 e seu software vai funcionar out of box. É exatamente a mesma estratégia que usamos para instalar Go no Edison.

Donwload

Para fazer o donwload entre no Edison e use wget para baixar o ultimo release compilado estaticamente para i386.

wget http://johnvansickle.com/ffmpeg/releases/ffmpeg-release-32bit-static.tar.xz

Descompactando

Então descompacte com a seguinte linha de comando:

tar xf ffmpeg-release-32bit-static.tar.xz

O tar vai descompactar em um diretório com o numero da versão atual, quando eu escrevi esse post o release era o 3.1.1 e o diretório criado foi o ffmpeg-3.1.1-32bit-static. Para facilitar eu renomeei o diretório para um nome menor.

mv ffmpeg-3.1.1-32bit-static ffmpeg

Configurando ambiente

Pronto agora o ffmpeg esta instalado no diretório ffmpeg, podemos melhorar um pouco mais criando links simbólicos para /bin por exemplo ou colocar o novo diretório na variável PATH.

ln -s ~/ffmpeg/ffmpeg /bin/ffmpeg
comments powered by Disqus